O PIX é o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos que vem para substituir o TED e o DOC. Ele vai enviar e receber dinheiro em questão de segundos, funcionando 24 horas por dia, em todos os dias, de segunda a segunda!
Quem criou o PIX foi o Banco Central e anunciou que os consumidores poderão se cadastrar para usar a nova plataforma a partir de outubro.
Na plataforma as transferências irão ocorrer diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário que recebe o valor, sem a necessidade de intermediários.
A diferença entre o TED/DOC do PIX, é a simplificação de informações que não vai mais precisar colocar.
Um exemplo, é que no TED/DOC quem envia o dinheiro precisa colocar os dados do recebedor, como o seu banco, número da conta, número da agência, se é conta corrente ou poupança, CPF ou CNPJ.
Já no PIX, o pagador precisa apenas clicar na chave que já vai estar armazenada no celular, no link enviado por quem recebe o dinheiro ou ler o QR Code de quem vai receber.
Prático e fácil né?
Também atualmente quem faz transferências por TED/DOC sabe que não recebe nenhuma notificação avisando se foi realmente concluída, já no PIX você vai receber uma notificação lhe avisando sobre a quitação da transação, ou se deu algum erro.
A disponibilidade do TED/DOC é bem limitada, geralmente ficam disponível em dias úteis, entre 6h à 17h30min. Como dito no início, o PIX vai estar disponível em qualquer dia e horário sem restrições para transferências.
Os pagadores que utilizarem o PIX vão ter três formas de operações diferentes:
A primeira vai ser a utilização de chaves ou apelidos para a identificação da conta transacional, como o número do telefone celular, o CPF, o CNPJ, endereço de e-mail;
A segunda vai ser o EVP (número aleatório gerado pelo sistema, para quem não quiser dar um dos dados acima);
E o terceiro vai ser o QR Code (estático, usado em múltiplas operações; ou dinâmico, utilizado em apenas uma).
O sistema será integrado aos serviços já oferecidos por bancos, fintechs e estabelecimentos comerciais. Dessa forma, o PIX vai ser mais uma opção de transferência ao lado do TED/DOC na hora de efetuar uma transferência pelo caixa eletrônico ou via Internet banking.