Sem dinheiro, mas com muita vontade de empreender? Dicas para iniciar um negócio sem dinheiro
A pandemia serviu como um dispositivo de coragem para muitas pessoas com espírito empreendedor, conforme dados do Ministério da Economia, nos primeiros meses de 2021, mesmo em meio a pandemia, houve 17% de crescimento na abertura de novas empresas.
Com muitas ideias, mas com poucos recursos financeiros? Listamos 5 dicas para iniciar um negócio sem dinheiro:
1 – Permaneça em seu atual emprego, se possível
Iniciar aos poucos, analisando a demanda que este novo negócio irá demandar, aceitação no mercado, inclusão do produto ou serviço, sem deixar sua atual fonte de renda. Mesmo sabendo que será necessário muita dedicação e muitas horas de trabalho, não precisa investir todo o seu tempo, mas sim, gerenciar melhor seu tempo e energia.
2 – Em qual setor deve apostar? Aquele no qual possui afinidade
Quais áreas você tem habilidade ou conhecimento que poderá ser usado para fazer decolar este novo negócio? e como usar tudo isso para ganhar dinheiro? Antes de tentar algo que para você é novo, aposte no que você já sabe fazer ou que tenha amplo conhecimento.
3 – Sua casa pode ser sua empresa
Usar um pequeno cômodo de sua casa como laboratório do seu negócio poderá ajudar a economizar neste início, como por exemplo, aluguel, energia e água.
Agora, com seu produto ou serviço definido, crie um site e aproveite as redes sociais para vender o seu produto ou serviço. Seus amigos mais próximos serão seus primeiros alvos e serão o termômetro para realizar testes de aceitação do seu negócio.
Usando a conta “negócio” dos canais como Facebook, Instagram e WhatsApp, é possível chegar a uma grande variedade de possíveis consumidores. Simplifique as informações, como uma tabela de produtos ou serviços e seus valores para facilitar o entendimento e a procura dos esperados clientes.
4 – Fazer, refazer e aprender
Os primeiros meses deverão servir para testar o que funciona, mudar o que não funciona e aprimorar as ideias. O feedback dos clientes será a sua melhor ferramenta, fique atento a todo o retorno que chegar até você. Saber das necessidades dos clientes é a forma de chegar ao melhor produto ou serviço para oferecer. Quando estiver com o seu produto ou serviço pronto, será hora de planejar os processos e operações para levar da melhor forma ao seu cliente.
5 – Se prepare, agora é o momento de crescer
Chegou a hora de ver a sua empresa caminhar com as próprias pernas, delegar funções para ter mais tempo livre para ter ideias criativas, atrair novos clientes, investir na expansão do negócio e atrair investidores.
Você criou uma empresa, parabéns! Mas não esqueça, a empresa necessita de acompanhamento de uma contabilidade, é muito importante estar com todos os documentos em ordem, e caso necessite de assessoria, a contabilidade estará pronta para assessorar e cuidar da parte burocrática, desta forma, você estará livre para gerenciar seu negócio.
Conte com a Mega Contabilidade para orientá-lo em toda a sua jornada!