Atualmente, grupos com duas ou mais empresas estão sendo criados visando dividir trabalhos, lucros e custos, além de conseguir suprir mais as necessidades de seus clientes. Porém muitos desses grupos acabam misturando as Finanças entre as empresas, pagando despesas uma da outra e assim não conseguindo um real resultado de cada empresa e quais as melhorias que poderia tomar.
A expressão “cada macaco em seu galho” define muito bem como a situação deveria ser administrada. Para que a empresa consiga um bom resultado, o controle financeiro deve ser rigoroso, assim consegue-se ter uma visão mais clara dos principais pontos de melhorias que a empresa necessita, resultando em mais ganhos. Se uma empresa acaba assumindo a dívida de outra, essa visão acaba ficando mais “turva”, onde não se consegue ter um controle de lucros e despesas que cada uma vem gerando, e assim a chance de obter mais rentabilidade acaba se distanciando.
É muito importante ter essa distinção pois com as finanças separadas corretamente, o empresário consegue identificar com mais facilidade os pontos positivos e negativos que as empresas possuem e assim consegue ajustar as falhas e aprimorar as qualidades de cada uma, gerando assim sucesso em todas as empresas do grupo!