Existe bastante discussão sobre o que seria uma Startup, muitas pessoas acreditam que qualquer pequeno negócio no início seria uma Startup. Mas será que isso é verdade?
Não! Algumas características específicas definem uma verdadeira Startup, elas são um modelo de negócio inovador, repetível e escalável em um cenário de incertezas, estas são características essenciais para uma empresa ser considerada uma Startup.
Vamos tentar deixar mais claros estas caraterísticas:
Modelo de negócio inovador: a proposta de negócio deve ser inovadora, ainda não foi testado em mercado e por isso não se sabe se realmente vai dar certo. No momento que o modelo de negócio se prova consolidado, não se pode mais considerar uma Startup.
Repetível e escalável: ela deve ser capaz de entregar o mesmo produto ou serviço em larga escala ilimitada. Um produto e serviço em escala ilimitada é muito vantajoso, pois consegue atingir um grande público e gerar lucro rápido.
Cenário de incertezas: por fugir do tradicional, não se pode afirmar que a startup vai conseguir ser bem-sucedida.
Em quanto isso uma empresa tradicional, não possui as caraterísticas mencionadas acima, elas não possuem um modelo de negócio inovador, ao contrário, elas atuam em mercados já consolidados e sólidos onde o risco para incertezas quase não existe, possuem seu público alvo muito bem definido.
Em resumo a Startup são criações de negócios ainda não existentes que se firma no mercado como inovações, que atraem público e consumidores e são de crescimento imensurável desde a sua criação.