O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), a partir do dia 22 de abril, passou a ter um QR Code, a nova tecnologia proporciona ao contribuinte a facilidade de em seu celular a qualquer hora e qualquer dia da semana abrir o aplicativo da instituição financeira, fotografar o código e realizar o pagamento de forma fácil.
A empresa que utilizar o Pix terá seu pagamento identificado pelo Governo Federal em, no máximo, 10 segundos.
Esta melhoria foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que implementou no Portal do Simples Nacional o Código QR na emissão da DAS. Mais de 16 milhões de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) já podem se beneficiar desta ferramenta para recolher os tributos do Simples Nacional.
Caso a empresa não queira fazer a utilização desta nova ferramenta, ele ainda possui a forma tradicional de pagamento, a linha digitável e ou o código de barras.
Alguns tributos e obrigações de empresas de médio e grande porte já tinham à disposição esta ferramenta em dezembro de 2020. Em fevereiro, o Pix também estava disponível para a quitação de tributos estaduais e municipais.