Certamente você já deve ter ouvido falar sobre as empresas holdings no mundo corporativo, mas você sabe o que elas de fato fazem?
Primeiramente vamos entender o que é uma empresa holding…
A palavra holding tem origem inglesa e significa controlar, manter, guardar.
É o tipo de organização que permite que uma empresa e seus diretores controlem ou exerçam influência em outras empresas, conhecidas como subsidiárias. Ou seja, a holding possui participação majoritária nas ações de uma ou mais empresas.
Para exemplificar, pense no Grupo Silvio Santos. Esse é um bom exemplo de Holding Empresarial, que controla mais de 40 empresas (entre elas o SBT, as Lojas do Baú da Felicidade e a SSR Cosméticos, por exemplo). O mesmo podemos dizer das organizações Globo, que além da Rede Globo de Televisão têm o controle de empresas dos mais variados setores.
Dentre as principais funções de uma Holding pode-se citar:
- Manter majoritariamente ações de outras empresas;
- Ter o poder de controle;
- Ter grande mobilidade;
- Não necessitar operar comercialmente e não deve operar industrialmente; e
- Manter minoritariamente ações de outras empresas com a finalidade de investimento.
No esquema abaixo, conseguimos entender melhor como funciona uma Holding:
A holding é quem toma as decisões que determinam a gestão das demais companhias, por ser sócia majoritária dos negócios.
Existem vários tipos de Holdings, dentre eles podemos citar:
- Pura: Seu objetivo é participar do capital de outras empresas.
- Mista: Nesse caso, além de participar no capital de outras empresas, exerce alguma atividade empresarial.
- Patrimonial: Sua função é preparar e antecipar a herança dos herdeiros e do cônjuge. Esse tipo de holding está centralizada no proprietário dos bens, que transfere para a holding seus bens e direitos.
- Administrativa: Tem o objetivo de melhorar e otimizar o controle da empresa, já que a partir de sua constituição, é o negócio central que toma todas as decisões. Ou seja, uma das suas maiores vantagens é oferecer uma administração profissional.
- Holding de controle: O objetivo é deter o controle societário de uma ou mais empresas para assegurar a gestão sobre o próprio negócio.
- Holding de participação: A participação nesse tipo de holding é minoritária devido aos interesses particulares.
- Holding familiar: O controle do patrimônio de uma ou mais pessoas da família fica sob responsabilidade desta empresa.
E quais os benefícios de uma holding?
Os benefícios mais comuns são a economia tributária, o planejamento sucessório, a facilidade na declaração do IRPF, entre outros. Geralmente os empresários são os que mais se beneficiam nessa parte.
A maior vantagem que uma holding possui é a carga reduzida de impostos sobre a pessoa física, ramo onde é mais utilizada hoje. É muito comum a constituição de holdings imobiliárias com o objetivo de comprar e vender imóveis, por exemplo. Visto que a carga tributária nesses casos pode ser reduzida em média a 16,17% em valores recebidos de locações. Pois uma pessoa física paga até 27,5% de IR, enquanto a holding paga apenas 11,33% em média, de acordo com seu objeto social. Já no ganho de capital na compra e venda de imóveis, é mais benéfica ainda, chegando a reduzir 9,07%. O que normalmente uma pessoa física pagaria 15% de IR no ganho de capital, uma holding paga 5,93% em média.
Há ainda benefícios de redução de custos em casos de uma holding patrimonial, onde a união de mais empresas sob o manto de um grupo econômico viabiliza determinadas práticas de gestão que acabam reduzindo significativamente o custo operacional com a administração. Além disso, isso facilita o acesso a capital de menor custo na medida que aumenta o grau de garantias dos credores.
Com isso, conseguimos entender mais sobre esse tipo de organização e quais benefícios pode-se adquirir com ela.
Está pensando em adquirir imóveis e está em dúvidas se adquire na pessoa física ou constitue uma empresa para alocar os bens nela? Entre em contato conosco, a Mega Contabilidade possui especialistas nesta área que vão orientá-lo em como regularizar a sua situação fiscal e ainda como economizar em tributos!