Certamente você já ouviu a expressão “Guarda Livros”… sim era como em tempos passados eram chamados os contadores. E não era fácil receber documentos e de forma manual fazer os registros destes documentos.
Com a vinda dos computadores vieram também os sistemas que hoje são essenciais para desempenhar de forma eficiente a atividade de contabilidade, onde antes eram meses, dias, horas para se fazer os registros de informações contábeis hoje em minutos temos as informações devidamente registradas e auditadas evitando erros e distorções de resultados.
O profissional contábil deixou de ser apenas um guarda livros, passando a ser essencial dentro das empresas como consultor, auditores e orientador de negócio.
Com a tecnologia ao seu favor o contador já não gasta seu tempo com o operacional tem a função de analista, gestor, consultor, deve analisar os números e apontar alternativas de melhorias em sua gestão de empresas.
Segundo pesquisas em 2014 eram 310 mil registros ativos no CFC, e com a pandemia a profissão de contador foi considerada essencial, podendo aumentar ainda mais pela sua relevância no cenário. E neste momento a tecnologia novamente foi ferramenta fundamental para que os serviços não parassem e mantivessem sua excelência. É um caminho paralelo entre o contador e a tecnologia pois garante resultados em tempo real.