Como saber se sua empresa está pagando impostos desnecessários
Desde a escolha do enquadramento tributário mais adequado até as parametrizações dos impostos dos produtos vendidos ou serviços prestados no seu emissor de nota fiscal, existem diversos fatores que podem fazer você pagar mais impostos do que realmente deve. Vamos a eles: 1 – Escolha do CNAE: Tudo começa com a escolha do CNAE (Classificação […]
Postado em 9 jul, 2020

Desde a escolha do enquadramento tributário mais adequado até as parametrizações dos impostos dos produtos vendidos ou serviços prestados no seu emissor de nota fiscal, existem diversos fatores que podem fazer você pagar mais impostos do que realmente deve. Vamos a eles:

1 – Escolha do CNAE:

Tudo começa com a escolha do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais adequado para a atividade principal do seu negócio, assim como os CNAEs secundários para as atividades secundárias que sua empresa irá desempenhar. A escolha do CNAE correto para a atividade fim do seu negócio é fundamental para determinar quais os regimes tributários sua empresa poderá se enquadrar, e se sua empresa for de prestação de serviços, no caso do Simples Nacional, em qual dos anexos disponíveis ela deverá ser tributada. 

Infelizmente é muito comum pequenas empresas serem abertas “na pressa” e sem o devido estudo de escolha dos CNAEs que constarão no CNPJ da mesma. Nesses tipos de caso, essas empresas podem perder o benefício, por exemplo, de enquadramento dentro do Simples Nacional, ou enquadradas em anexos de maior carga tributária. 

2 – Enquadramento Tributário:

Escolher corretamente o enquadramento tributário pode ser o divisor de águas entre sua empresa lucrar ou não. A maioria das pessoas acredita que o Simples Nacional é sempre a opção de enquadramento mais barata e por isso não é necessário simular a empresa nos regimes do Lucro Presumido ou Lucro Real. O problema é que em muitas vezes isso não é verdade. A escolha pelo regime de tributação de uma empresa só pode ser feito no início do ano, mais especificamente até o dia 31 de janeiro, e esse é um dos momentos mais importantes do ano da relação entre você e seu escritório de contabilidade. Isso é um fato, porque se seu contador ignorar a sua empresa neste período não simulando quanto sua empresa pagaria de impostos dentro dos 3 cenários possíveis, você perderá essa janela e sua empresa ficará presa em um enquadramento tributário que pode não ser o mais econômico, e assim, com um custo de talvez muitos milhares de reais desperdiçados. O Simples Nacional é geralmente mais vantajoso para a grande maioria das pequenas empresas, principalmente nas primeiras faixas de faturamento; o problema é que conforme o faturamento da empresa vai aumentando essa relação tende a se inverter, já que perto das últimas faixas as alíquotas em todos os anexos podem, em muitos casos, superar o valor dos impostos a pagar no Lucro Presumido ou no Lucro Real.

3 – Parametrização dos impostos dos Produtos:

Do ponto de vista de pagamento indevido de impostos, a parametrização dos impostos do emissor de nota fiscal é com certeza a maior armadilha em que um empreendedor de pequena empresa pode cair. A parametrização incorreta das variáveis de CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias) , NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), Unidades de Compra e Venda, Origem assim como a CST (Código de Situação Tributária) ou CSOSN (Código de Situação da Operação do Simples Nacional) são essenciais para a correta tributação das suas vendas.

4 – Parametrização dos impostos de Serviços Prestados:

Agora, se você não é um comerciante que revende produtos, mas sim um prestador de serviços deve estar se perguntando: “como serviços não tem ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) ou Substituição Tributária, então o risco de erros é menor né? A resposta é NÃO. É necessário conhecer a fundo também os campos vinculados da Nota Fiscal de Serviço, pois uma parametrização incorreta, por exemplo, do código do serviço ou das retenções nas notas de serviços prestados e tomados, pode com certeza causar prejuízos significativos.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você, caso tenha dúvidas, elas podem ser feitas em nosso perfil do Instagram ou por telefone (47) 3332-8990.

Conheça a Mega Contabilidade e nossos serviços pelo site: https://www.megacontabilidade.com/

Somos a Contabilidade Digital que seu negócio precisa!

Acompanhe a Mega Contabilidade

Inscreva-se agora

Receba semanalmente em seu e-mail todos os nossos conteúdos publicados por nosso time de especialistas com informações importantes para você e seu négocio. Inscreva-se agora, é rápido e fácil!

Mega Contabilidade

Telefone para contato

 

Grupo Mega Soluções Empresariais

Grupo Mega Soluções Empresariais

A Mega Contabilidade faz parte do Grupo Mega Soluções, que tem como objetivo desenvolver oportunidades e negócios, através da combinação entre o digital, tecnologia, marketing e gestão financeira para transformar estratégias em resultados, conectando pessoas e marca. 

Os Benefícios que os clientes têm ao serem assessorados pela Mega soluções é a comodidade, quantidade e qualidade de serviços reunidos em um mesmo local, trazendo assim melhores resultados para sua empresa. 

Conheça a Mega Soluções

Quero uma contabilidade digital

Quero uma contabilidade digital

Mega Contabilidade