Com a pandemia, todos nós tivemos que se reinventar. E muitos viram a oportunidade de crescimento em meio a esse caos todo e abriram o seu negócio. Porém, um problema que já vem de longa data continua “assombrando” quem vai abrir o seu negócio, o Plano de Negócios. Muitos não sabem o seu real papel e qual a sua importância na hora de dar o primeiro passo ao abrir algo novo.
Primeiramente, para podermos entender a importância do Plano de Negócios ao abrir uma empresa, precisamos entender o que ele é.
O Plano de Negócios nada mais é do que o planejamento de tudo de uma empresa, onde se descreve os objetivos e os passos que devem ser dados para alcança-los, antecipa-se situações que podem ocorrer e cria-se estratégias de como lidar com as mesmas. Nele, é possível demonstrar a viabilidade do empreendimento sob diversos pontos de vista, estratégico, operacional, mercadológico ou financeiro. Será o mapa que irá representar os caminhos a serem percorridos para que o negócio obtenha sucesso.
Ele não é um documento para ser deixado fechado em uma gaveta, mas um projeto vivo que você deve manter sempre atualizado.
Mas o que devo colocar no plano de negócios? Abaixo, algumas dicas do que informar em seu plano de negócios:
- O que é o negócio
- Quais são os principais produtos ou serviços
- Quem serão os principais clientes
- Onde será localizada a empresa
- Qual o montante de capital investido
- Qual será o faturamento mensal
- O lucro esperado
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
Com esses tópicos, você consegue ter uma base para elaborar estratégias de como alcançar os objetivos da melhor forma.
Lembre-se com planejamento você consegue ter mais visão de para onde seguir e como seguir. Mas não se esqueça de pôr a mão na massa.