Os indicadores ou os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa diante de suas obrigações e suas dívidas. Logo, quanto maior a liquidez, melhor é a saúde financeira da empresa.
Com base nos índices de liquidez é possível tomar decisões gerenciais necessárias, corrigir erros que prejudiquem o desempenho dos negócios e aproveitar melhor as oportunidades.
Assim, eles representam instrumentos básicos para analisar o Balanço Patrimonial de uma empresa, ao buscar fatores positivos e negativos sobre a saúde financeira, econômica e administrativa das empresas. Por isso, eles ajudam a avaliar qual a capacidade de pagamento da empresa quando comparada às obrigações de forma a otimizar os recursos.
A análise dos índices constitui a técnica de análise mais empregada nos dias de hoje, e deve ser analisada com muita cautela pela empresa de forma a conseguir arcar com suas obrigações e gerar resultado, mas também, para quem deseja comprar uma empresa em operação.
Para acompanhar o desempenho da empresa, é preciso comparar os resultados atuais com os obtidos anteriormente, verificar como a empresa desempenhou no último período, bem como o que melhorou ou piorou desde então.
Para uma análise mais profunda, é aconselhável o uso dos quatro índices de forma simultânea e comparativa. Além disso, para que os índices sejam precisos, os dados obtidos do Balanço Patrimonial devem estar atuais, corretamente classificados, estruturados e organizados.
Isso tudo não é tarefa fácil, mas se você puder contar com uma equipe como o da MEGA Contabilidade para te auxiliar isso se tornará mais compreensível para você entender e conseguir corrigir os erros e otimizar os seus resultados.