A crise econômica causada pelo Covid-19 pegou muitas pessoas de surpresas, grande parte da população teve que mudar seus hábitos e se adaptar para o novo cenário que estamos vivenciando hoje.
Todos sabemos que é de grande importância ter todos os cuidados para que a nossa saúde pessoal não seja afetada, mas como fica a nossa saúde financeira? Até por que grande parte das organizações reduziram salários em 25% e, em alguns casos, 50%.
Por esse motivo, separamos algumas dicas de como nós podemos lidar com a saúde financeira nessa crise:
⮞ Faça uma lista de seus ganhos e gastos.
A primeira dica é saber todos os nossos ganhos e gastos, para saber o que está sendo necessário gastar nesse momento e o que não precisaria gastar.
Você pode reunir holerites, comprovantes de pagamento, extratos bancários, faturas de cartão de crédito, boletos e carnês dos últimos meses. Com isso, em uma agenda ou planilha, liste os seus custos fixos, gastos adicionais e compras desnecessárias. E acredite, você vai achar algumas coisas não necessárias nesse momento, como roupas, lanches da tarde, etc.
⮞ Reduza os custos.
Após analisar na sua lista suas receitas e despesas, você também pode analisar todos os custos fixos que podem ser reduzidos ou substituídos. Em alguns casos por exemplo, você pode estar conversando com o proprietário do seu imóvel para reduzir o valor do aluguel durante a pandemia. Ou pode propor o pagamento da diferença de forma parcelada, com o primeiro pagamento daqui uns 5 meses.
⮞ Reserva financeira.
Nesse momento, a nossa última opção é gastar todo o nosso orçamento, certo? Todos percebemos que as situações surgem sem ninguém esperar, e pegam muitas pessoas desprevenidas.
Para quem pode fazer uma reserva financeira, é importante guardar um valor igual todos os meses, evitando pular um mês ou reservar um valor a baixo do que você tinha se planejado.
⮞ Compras parceladas.
Em meio a uma crise econômica evite ao máximo fazer parcelamentos em cartões de créditos, estamos em um momento de incertezas em relação ao nosso orçamento e o cartão de crédito pode se tornar um grande desafio financeiro.
➥ Para conseguir dar a volta por cima em uma crise, é preciso ter suas finanças organizadas e controladas.
➥ Lembre-se de manter esse controle, reduzir custos e tomar muito cuidado com o cartão de crédito!
Você já tem feito algo para organizar suas finanças em meio a crise ou antes? Nos conte!