Se você investe em ações, provavelmente já ouviu falar na palavra EBITDA. Mas o que é e para que ele serve? Serve apenas para investimentos ou posso utilizá-lo em minha empresa?
Ebitda vem da sigla em inglês: Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). Com ele conseguimos obter o resultado operacional de uma empresa. É calculado para que seja possível ter uma noção clara de como anda a operação de fato da empresa. Ajuda a entender os balanços das empresas, auxilia a descobrir o potencial de geração de caixa na atividade fim e determina a evolução da produtividade e da eficiência ao longo dos anos.
Com ele, é possível descobrir quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais, não incluindo investimentos financeiros, empréstimos e impostos. Possibilitando descobrir qual a sua realidade financeira.
O Ebitda pode ser calculado da seguinte forma:
Receita Operacional Bruta
( – ) Deduções da Receita Bruta
= Receita Operacional Líquida
( – ) Custo dos Produtos Vendidos
= Lucro Bruto
( – ) Despesas Operacionais
= Lucro Operacional
( + ) Depreciação + Amortização
= EBITDA
Pode ser calculado também de uma maneira mais simples, como abaixo:
Lucro Líquido
( + ) Juros
( + ) Impostos
( + ) Depreciação e Amortização
= EBITDA
Assim podemos observar que o Ebitda nada mais é que o resultado operacional da empresa, ou seja, o que ela resultou de suas atividades, sem considerar Impostos pagos e demais transações que não representam movimentações reais de caixa.
E você, gostaria de saber como anda a saúde real de sua empresa? Gostaria de saber como anda o Ebitda de sua empresa e se ela possui chances de alavancagem?
Entre em contato conosco que poderemos auxiliar a sua empresa a crescer ainda mais!