O não armazenamento do XML das Notas Fiscais de sua empresa pode gerar multa de até R$ 1.000,00 (mil reais) por documento.
O arquivo xml precisa ser armazenado por 5 anos, pois durante este prazo o Fisco poderá exigir o xml para auditoria. O não armazenamento pode gerar multa de até R$ 1.000,00 (mil reais) por documento perdido. Este armazenamento recomendamos que seja feito em nuvem por ser a forma mais prática e segura. Por identificar que os nossos clientes estavam armazenando eletronicamente somente em seus e-mails esses XMLs a Mega realizou uma parceria com a empresa SIEG onde conseguimos disponibilizar aos clientes este sistema, que armazena em nuvem com custo super acessível para captar todos os XMLs que a empresa emite de NF, bem como todos os XMLs que são recebidos, ou seja, as notas fiscais de entradas, saídas e CTEs (Conhecimento de Frete). Através deste sistema a empresa possui o acesso e pode realizar a manifestação de nota, bem como consultar as notas fiscais que foram retiradas contra o seu CNPJ devidamente ou até indevidamente e isto tudo em tempo real, ou seja, caso alguém tire uma nota contra o seu CNPJ, automaticamente já receberá neste sistema a informação da mesma!
Saiba como surgiu o XML
Desde o surgimento da nota fiscal em sua forma eletrônica em 2006 como parte do projeto Sped, a emissão delas ficou mais fácil, rápida e menos burocrática, a existência da nota fiscal é exclusivamente digital, dispensando as empresas da AIDF (autorização de impressão de documentos fiscais).
O XML (extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação recomendada para criação de documentos organizados sistematicamente. O arquivo xml para notas fiscais nada mais é que a versão digital da nota fiscal.
Quais informações são necessárias para gerar o XML?
Para fazer a geração deste arquivo xml das notas fiscais é necessário ter um programa emissor de notas fiscais, assim como certificado digital da empresa. O arquivo xml deve obedecer ao layout exigido pela legislação vigente, e deve conter algumas informações importantes como por exemplo o modelo da NF-e, a série, o número, data de emissão, dados do emitente e destinatário, como também deve conter os dados dos produtos como a descrição, quantidade, NCM, valor unitário e total, assim como dados referente aos impostos como por exemplo, a base de cálculo do ICMS, valor do ICMS e IPI, PIS e COFINS, entre outras informações.
Caso a sua empresa ainda não possua um sistema que armazena de forma fácil e segura os XMLs das Notas Fiscais de sua empresa entre em contato conosco que solucionamos para você!
Mega Contabilidade a parceira ideal para o seu negócio!