Pessoa física (PF) é todo o ser humano vivo, a partir do momento em que nasce passa a ter direitos e deveres previsto pela constituição. Já a pessoa jurídica (PJ) é constituída de uma ou mais pessoas físicas com intuito de alcançar uma posição financeira economicamente sustentável e que gere lucros para as partes.
No que tange a parte financeira de uma empresa é importante saber que a pessoa jurídica está gerando receita através da comercialização, produção ou prestação de serviços e despesas que são os custos necessários para a obtenção de receita e outros custos referentes a recolhimento de impostos, encargos trabalhistas, serviços contratados de terceiros, custos administrativos, etc. Enquanto a PF possui seu rendimento de Pró-labore que é gerado a partir a repartição dos rendimentos da empresa e as despesas de manutenção da vida cotidiana como contas de água, luz, escola dos filhos, plano de saúde, etc.
Para alguns pode parecer que pagar dívidas pessoais se utilizando da receita da empresa não vai afetar em nada o controle financeiro da PJ. Porém, tanto para a PJ quanto para a PF é importante que haja um controle financeiro, esse controle serve para relacionar a entrada e saída de capital monetário. Fazendo uso desse controle é possível encontrar maneiras de impulsionar a geração de recursos e minimizar os custos.
Quando as contas de PF e PJ se confundem acabam-se gerando complicações na análise desse controle financeiro, pois:
· A empresa pode estar pagando contas em demasiado que não fazem parte dos seus custos e vai parecer que não está gerando o lucro esperado ou nem mesmo gerando lucro;
· O sócio pode estar pagando as contas da empresa com recursos próprios, e achar que a empresa está gerando lucro sem compreender as dívidas reais da PJ.
Por isso é importante manter-se atento quando for liquidar alguma dívida, pois misturar as contas pode gerar um entendimento errôneo da situação financeira tanto da PF quando da PJ. Então, se acha que somente com o rendimento do pró-labore não está comportando o estilo de vida, é interessante rever alguns custos acessórios da vida pessoal ao invés de custear com a receita da empresa. Já no que diz a respeito as despesas da PJ, se acha que com a receita não vai conseguir saldar as despesas é importante contatar um profissional da área contábil ou de finanças para encontrar onde estão os pontos de controle da empresa, evitando quitar as dívidas da empresa com recursos próprios.
A Mega Contabilidade está sempre orientando os seus clientes em como devem levar da melhor forma o controle financeiro.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você, caso tenha dúvidas, elas podem ser feitas em nosso perfil do Instagram ou por telefone (47) 3332-8990.
Conheça a Mega Contabilidade e nossos serviços pelo site: https://www.megacontabilidade.com/
Somos a Contabilidade Digital que seu negócio precisa!